5 dicas de como usar suas roupas básicas para se vestir melhor

No post dessa semana resolvemos fazer uma abordagem voltada para algo mais prático, algo que possa ajudar nossos leitores com dicas e hábitos que vão melhorar seu estilo de vida, sua imagem e até mesmo sua atitude, te deixando preparado para enfrentar os desafios do dia-a-dia com mais confiança, estilo e elegância.

Vamos começar dando algumas dicas de como combinar suas roupas casuais, as roupas que você usa no seu dia-a-dia, de maneira que seu visual fique mais estiloso. Em outras palavras, vamos mostrar como fazer melhor uso das roupas que você mais usa.

Nos dias de hoje é mais difícil definir o que seriam roupas casuais ou roupas para ambientes de trabalho/negócios. Os padrões de vestimenta já não são tão rigorosos em muitas empresas, principalmente as das áreas de tecnologia, marketing, arte e afins, tornando essa categorização ainda mais difícil.

De certa forma, roupas casuais são as roupas que você escolhe para expressar sua personalidade e estilo próprio, desconsiderando qualquer código de vestimenta. Quando você não tem que seguir as definições de ninguém e a escolha da roupa foi somente sua.

Por isso, escolhemos dicas que servem para a maioria dos estilos, para pessoas com roupas de trabalho mais sofisticadas que as casuais, pessoas com roupas de trabalho menos sofisticadas que as casuais ou, ainda, para aqueles que usam as mesmas roupas para as duas coisas.

A maioria dos homens acaba escolhendo as peças mais convencionais como se fossem um verdadeiro uniforme, optando pela calça jeans com camisetas brancas ou pretas, talvez uma peça cáqui e algumas camisas de botão façam parte de seu guarda roupas, mas é basicamente isso. Se as peças forem feitas com bons materiais, boa costura, cores etc, podem até ficar apresentáveis, mas dificilmente compõem um look interessante e estiloso.

Mas, com um pouco de criatividade e esforço, você pode transformar suas roupas casuais em um look certeiro, aonde quer que você vá! Vamos lá!

1. Use peças diferentes 

Um dos segredos é ter uma boa variedade de roupas. Se você olhar com atenção, as pessoas que se vestem bem geralmente possuem peças que se diferenciam das utilizadas pelas outras pessoas. Não estamos dizendo para você sair por aí usando estampas de zebra e sapatos de pele de cobra, a verdade é que a maioria dos homens é tão pouco esforçado com a maneira de se vestir que não é preciso fazer muita coisa para se destacar.

look-casual-se-vestir-melhor-peças-diferentes-azmt

Uma camiseta mais chamativa em combinação com um visual clássico de jaqueta e calça jeans já faz toda a diferença. Inclusive, você pode separar uma combinação mais clássica e ir variando uma peça de cada vez para gerar outros looks.

2. Use Camadas

Um dos maiores problemas com a combinação de camiseta e calça jeans é que as pessoas conseguem ver todo o seu look e estilo com uma simples olhada, deixando de prestar atenção logo em seguida.


Usar camadas significa que você deve adicionar peças à um look, pode ser uma jaqueta, um boné, um suéter, um blazer ou qualquer outra coisa que case com o seu visual.  O resultado de acrescentar algo além da camiseta e da calça é que o conjunto fica mais complexo, tem mais coisas para se ver, então o olhar das pessoas dura mais tempo.

look-casual-dicas-camadas-azmt-vestir-melhor

Você também terá alguns benefícios com um visual que pode se adaptar melhor para diferentes situações, você pode tirar ou colocar seu casaco caso a temperatura mude, ou até mesmo emprestá-lo para alguém que esteja com frio. A única desvantagem é ter que carregar alguma peça por alguns minutos, caso você não tenha lugar para guardá-la.

3. Dê destaque aos seus acessórios

Um acessório é basicamente qualquer coisa que não seja um grande peça de roupa no seu corpo (camisas, calças, casacos, etc), dependendo de como você usar. Um bom visual faz as pessoas te notarem e lembrarem de você e bons acessórios fazem isso muito bem.

look-casual-roupas-vestir-melhor-acessorios-azmt

Estes detalhes fazem um look que parece um uniforme se transformar em algo único, cheio de personalidade. Você pode usar um boné com uma cor que contraste com suas roupas, ou trocar o tênis marrom sem graça por um mais estiloso, com alguma estampa, ou colocar um relógio que chame a atenção.

No entanto, essa prática requer um pouco de cuidado, é fácil se empolgar e cometer exageros, ultrapassando a linha do cafona. Se todo mundo consegue se lembrar que você é o cara da jaqueta cor de marca texto brilhante, você exagerou. Lembre-se, um pouco mais de cor, detalhes e peças únicas já são o suficiente para te destacar da multidão.

4. Use roupas no tamanho certo

Temos o costume de achar que apenas roupas de ocasiões especiais (ternos e afins) devem ser adaptadas às nossas medidas para ficarem perfeitos, mas as roupas do dia-a-dia também ficam muito melhores quando ajustadas.

Mesmo os looks com camadas sendo mais interessantes na maioria das vezes, até mesmo uma calça jeans e uma camiseta, quando perfeitamente ajustadas ao corpo, podem ser uma escolha certeira. Roupas casuais nunca devem te dar uma aparência de desleixado, lembre-se que elas são uma das maneiras que você mostra sua personalidade aos outros e sabemos que ninguém quer passar a impressão de uma pessoa preguiçosa e relapsa.

look-casual-sob-medida-se-vestir-melhor-azmt

Você não tem que fazer todas as suas roupas sob medida a partir de hoje (apesar de ser uma excelente maneira de conseguir peças únicas, exatamente como você quer, no tamanho perfeito para você), mas é bastante interessante realizar algumas alterações básicas na maior parte de suas peças. A bainha da suas calças devem ser feitas de maneira que ela recaia suavemente sobre seus sapatos, o cós (parte que envolve a cintura) deve ficar o mais próximo da virilha, sem causar desconforto, assim você não fica com aquele tecido sobrando entre as pernas ou na parte de trás da calça.

Também vale a pena realizar algumas modificações em camisas, principalmente se você tem um biotipo mais esguio e as camisas costumam ficar folgadas em você. Se você as colocar para dentro da calça, elas irão encobrir a parte da calça onde você usa seu cinto e te deixará igual a um Cupcake, se você colocá-las para fora da calça, vai ficar parecendo uma vela de barco. Também evite camisas de manga curta que sejam muito largas para seus braços e os façam parecer mais fracos.

A maioria destes ajustes custa entre R$ 20,00 e R$ 50,00, então escolhas suas roupas (principalmente suas calças) sabendo que isso provavelmente será necessário, já que é muito difícil encontrar uma peça que não precise de nenhum ajuste.

5. Experimente

Variedade é o segredo para se vestir bem, ninguém quer ser a pessoa conhecida por ter somente um tipo de look, aquela que sempre usa o mesmo tipo de roupa. Misture algumas peças, invista em camisas que possam ser usadas sem uma jaqueta, ou que se destaquem por debaixo de um casaco, como uma camiseta de manga longa. Substitua casacos de moletom ou jaquetas mais comuns por um blazer, por exemplo.

look-casual-se-vestir-bem-experimente-azmt

Não tenha medo de entrar em lojas diferentes das que você está acostumado e experimentar looks e estilos diferentes dos quais você usa diariamente. Você pode se surpreender com o que fica bem em você. Mas sempre pense muito bem e olhe bastante no espelho antes de gastar seu dinheiro em uma peça muito diferente do que você está acostumado, afinal ninguém quer pagar por algo que vai ficar encostado no armário.

Comentários Dignos de Nota

Agora você está pronto para colocar peças diferentes e sair por aí com um look estiloso e diferenciado, mesmo usando peças básicas. Lembre-se que pessoas que se vestem bem costumam chamar mais a atenção dos outros, por isso esteja preparado para comentários e viradas de pescoço.

Em algumas ocasiões, pode parecer que você está vestido bem demais, isso é melhor do que parecer que está mal vestido. Use do bom senso para saber o que vestir em cada situação, você não iria em uma festa na piscina de terno ou em uma reunião de negócios com chinelo e calção de praia.

Outro comentário importante é, foque em peças de qualidade, a sensação de usar uma peça bem feita dura muito mais do que a satisfação que você tem poupando alguns reais em uma jaqueta cujo zíper quebra na primeira vez que você a usa, por exemplo.

Uma boa tática é sempre ficar atento às promoções de suas marcas preferidas e aproveitar as oportunidades de compra. Cuidar bem de suas roupas também faz toda a diferença, crie uma boa relação com suas marcas preferidas e com seu alfaiate (ou com quem for ajustar suas roupas).

Se vestir bem, como tudo na vida, requer prática, então divirta-se e seja criativo enquanto experimenta novos visuais. Terminamos o post de hoje com um vídeo do canal do Youtube Machomodas, que mostra como usar roupas básicas e ser estiloso, eles repetem algumas de nossos dicas do post e ainda falam de mais algumas, vale a pena assistir! Até a próxima e uma boa semana.




 

Comente você também :)

Todos os comentários são filtrados antes de publicarmos :)

conheça nossos produtos