A Marshall é uma das marcas mais legais que existem, saiba o porquê

Nosso blog volta à ativa com um tema que nos serve de constante inspiração, a capacidade da Marshall estar sempre se renovando, ao mesmo tempo em que mantêm um altíssimo padrão de qualidade e design imediatamente reconhecível, uma marca pela qual temos uma grande admiração!

Este post une duas coisas pelas quais nós somos apaixonados, uma marca que se compromete inteiramente com a qualidade, enquanto continua se reinventando, e música!

Os amplificadores da Marshall estão entre os mais famosos do mundo, disso não restam dúvidas. Tudo na marca é imediatamente reconhecível, desde o Logo com a assinatura de Jim Marshall, fundador da Marshall Amplification (nome oficial da empresa), até o som característico que os mesmos possuem. Mas, vamos por partes.

Marshall-Amplificador-retro-azmt-blog

Jim Marshall nasceu em 1923, em Londres em uma família relativamente pobre. A maior parte de sua família era formada por boxeadores e músicos. Jim foi diagnosticado com tuberculose nos ossos (isso mesmo, a bactéria da tuberculose não afeta somente o pulmão, em algumas raras ocasiões, pode afetar outros sistemas) quando ainda era um garoto, passando boa parte da infância no hospital.

Quando cresceu começou a lidar melhor com sua condição e conseguiu trabalhar como engenheiro elétrico enquanto fazia uns bicos como professor de bateria. Uma curiosidade é que Jim construiu um pequeno amplificador para que sua bateria não cobrisse os outros instrumentos durante seus ensaios. Suas aulas lhe rendiam uma quantia aproximada de 5 mil Libras por ano, algo até razoável para a época. Mas o destino de Jim mudou depois que ele abriu uma loja de amplificadores na década de 60.

Marshall-amp-amplificador-costas-behind-azmt-blog

 

Sua loja tinha um sucesso modesto, mas tudo mudou quando Pete Townshend (guitarrista da banda The Who), juntamente com alguns outros guitarristas, começaram a reclamar que os amplificadores da época não eram capazes de oferecer um som pesado e alto o suficiente para o tipo de música que vinha surgindo.

Foi aí que Jim viu uma oportunidade e fundou a Marshall Amplification em 1962, junto com dois amigos. Eles utilizaram um amplificador de baixo da Fender como inspiração e ponto de partida para criar o primeiro modelo da marca, o Marshall JTM 45, que já contava com a aparência típica da marca.

marshall-jtm45-amp-amplificador-azmt-blog

Desde então foram muitos os artistas que criaram seus timbres marcantes com amplificadores da Marshall, dentre eles, Jimi Hendrix, Angus Young, Jimmy Page e muitos outros. 

Os primeiros amplificadores da Marshall eram os chamados “Valvulados” pois utilizam um sistema de amplificação que deixa o som mais encorpado, com um punch único. A partir da década de 70, a marca começou a produzir os chamados Solid State (com amplificação exclusivamente transistorizada), e também a combinar os dois tipos em amplificadores “Híbridos”.

No entanto, por mais que diversos amplificadores fossem produzidos, o timbre Marshall, quente e britânico é caracterizado pelas válvulas, principalmente a EL34 (muito utilizada por Jimi Hendrix). Atualmente a Marshall também fabrica amplificadores com estágios e efeitos digitais, como a série MG.

Marshall-jim-azmt-blog

A foto acima mostra Jim Marshall, fundador da Marshall Amplification.

A marca sempre foi pioneira, lançando o primeiro cabeçote de 100 Watts, amplificadores coloridos, edições comemorativas, amplificadores para baixo, para violão e muito mais, sempre com sua marca registrada no design das peças. Tudo sempre com um alto padrão de qualidade e extrema preocupação com as necessidades de seus clientes e dos músicos em geral.

marshall-amps-amplificadores-color-coloridos-azmt-blog

Jim Marshall morreu em 2012, aos 88 anos de idade. No entanto, sua empresa continua seguindo seus passos e se aventurando em outras áreas, como telefones celulares (2015), fones de ouvido bluetooth (2017) e até um selo artístico próprio, a Marshall Records (2016). Todos os seus produtos são reconhecidos quase que instantaneamente, devido à credibilidade e qualidade da marca. Uma verdadeira fonte de inspiração para aqueles que sempre buscam evoluir!

O vídeo abaixo está em inglês, mas é um excelente exemplo de como a marca se preocupa em produzir produtos de qualidade, além de apresentá-los de forma única!

 

Comente você também :)

Todos os comentários são filtrados antes de publicarmos :)