03 marcas que inovaram o Trucker Cap

Os Trucker Caps são, sem dúvida, um dos modelos de bonés mais famosos e emblemáticos. Por isso, neste post vamos falar um pouco da sua história e de três marcas pioneiras, que no início dos anos 2000 contribuíram para o retorno do estilo. Mas, como tudo tem um começo, voltaremos brevemente aos EUA da década de 1950, para falar dos Baseball Caps (Bonés de Beisebol em inglês).

Como o nome já diz, esta peça era apenas um complemento nos uniformes dos times de Beisebol e ainda não era aceitável que pessoas os usassem em público. Somente quando os eventos esportivos começaram a ser televisionados, nas décadas de 1970 e 1980, foi que seu uso se difundiu e novos modelos surgiram. 

No fundo, os Trucker Caps são um tipo de Baseball Cap, com a aba e a parte frontal preenchidos com uma “espuma” que os deixa firmes, tornando-os mais altos do que a maioria dos bonés. Além disso, a parte de trás é feita com uma rede de poliéster e o ajuste é feito através de uma presilha com furos, chamada snapback. 

Um fato curioso é que eles foram criados na década de 1980, como um brinde para clientes de empresas agrícolas, como a John Deere. As pessoas gostaram do produto, mas, eventualmente, a onda passou.



Um dos modelos mais clássicos do Trucker Hat da John Deere, que aproveitou a volta do estilo e hoje possui um segmento só de vestuário.

Foi só no começo dos anos 2000 que marcas como Von Dutch, Goorin Bros. e Ed Hardy (falaremos um pouco sobre cada uma delas adiante) realizaram suas próprias releituras do Trucker Cap.

Em pouquíssimo tempo, diversas celebridades, como Ashton Kutcher, Britney Spears, Jay-Z e Justin Timberlake começaram a usá-los em eventos e em programas de TV, contribuindo bastante para a difusão do estilo em escala global.

Imagens meramente ilustrativas, retiradas do site de busca Google

 

Von Dutch



Originalmente, o nome "Von Dutch" não era de uma marca de roupas, era o apelido de um importante customizador de motos e carros. Conhecido como Kenny "Von Dutch" Howard. Após sua morte, sua filha vendeu os direitos do nome Von Dutch para Michael Cassel e, em 1999, surgiu a Von Dutch Originals.

Essa foi uma das marcas que ganhou reconhecimento através de celebridades, seus bonés chegaram a custar mais de $100 nos EUA e até R$ 2.000 no Brasil.

Goorin Bros.



A Goorin Bros. é uma marca com história, são mais de 120 anos no ramo da chapelaria. A missão da empresa é fazer com que as pessoas retomem o hábito de usar diversos tipos de chapéus no seu dia-a-dia, como na primeira metade do século XX.

A marca possui um design mais minimalista se comparado com a Von Dutch e a Ed Hardy e a principal linha da marca é a Animal Farms.

 

Ed Hardy



Dom Ed Hardy é um tatuador californiano cujo traço se destacou por possuir bastante influência de seus dois professores, Sailor Jerry Collins e Hirohide. O design da marca tem os desenhos do artista como peça central. 

Celebridades como Madonna adoravam usar suas peças, mas a marca saiu dos holofotes. Hoje Ed Hardy faz sua arte para diversos produtos, que vão de perfumes a rótulos de vinhos.

 

Gostou?
Assine nossa Newsletter e fique por dentro de lançamentos, promoções e novos posts.

CADASTRAR EMAIL

Comente você também :)

Todos os comentários são filtrados antes de publicarmos :)

conheça nossos produtos